SOFRIMENTO RUBRO-NEGRO


Vejam vocês a quantas anda meu amado Flamengo. Há alguns dias atrás eu andava, apressado, pelo centro da cidade quando topei com um velho amigo, que há muito não via, visivelmente abatido e sorumbático.

Após nos cumprimentarmos com abraços de saudosos cúmplices e passarmos alguns minutos falando sobre a rotina da vida hodierna, perguntei-lhe porque aparantava estar tão desanimado, sem a vivacidade que era sua característica marcante.

- Você sabe como sou apaixonado pelo Flamengo e tenho estado envolvido com o clube, não sabe? - indagou-me, como que introduzindo o desfecho do seu pensamento.

- Esse seu envolvimento é novidade pra mim. Sabia que você estava sempre no Maracanã, torcia aguerridamente em todos os jogos... mas, me conta, que história é essa de envolvimento com o clube? - respondi.

Antes que eu terminasse de falar, o velho flamenguista já se mostrava inquieto, ansioso para me contar as boas-novas.

- É rapaz, eu tenho estado no Flamengo direto! Sou próximo de alguns dirigentes e tô como uma espécie de conselheiro, pra ver se conseguimos melhorar a situação do clube. Tudo trabalho voluntário, sabe? - falava revelando certa empolgação.

- Sei.

- Pois é, aí é que tá o problema todo. Acho que o pior adversário do Flamengo são alguns dos seus dirigentes... - disse ele, trazendo de volta a mesma expressão de desânimo que ostentava quando o encontrei.

- Veja você que esses dias um dirigente da alta cúpula me chamou pra ir a uma reunião com um representante do Sebrae pra fecharem um acordo sobre uma parceria que visava criar escolhinhas de futebol do Flamengo em diversas unidades do Sebrae pelo Brasil afora.

Quieto e com cara de quem estava interessadíssimo, eu olhava atentamente para meu amigo, que quase não respirava nas vírgulas. E assim continuava ele:

- A gente só tinha uma idéia bem inicial da coisa, sabe? Ninguém tinha nada certo, nada pronto. Tudo ainda ia começar a ser discutido e decidido naquela reunião. Aí, depois de um tempo de conversa, o cara do Sebrae diz que uma das coisas que precisavam bolar era o folder do projeto. Nessa hora o dirigente o interrompeu muito objetivamente e disse "não, não, o folder nós já temos pronto, nisso a gente não pode mexer!" .

Sem tomar fôlego prosseguia, extasiado:

- Nessa hora o cara do Sebrae ficou com cara de tacho e perguntou, totalmente surpreso, como ele já poderia ter o folder se eles nem sabiam como o projeto seria realizado. Eu também tava curioso pra burro, sem entender nada. Foi aí que o diretor disse assim: "mas esse folder nós já temos pronto há anos e ninguém pode mexer, dá sorte pro Flamengo." O cara, continuava com cara de babaca e perguntava a ele se podia ver o folder, quando ele virou e soltou essa: "ah, você não conhece? Nosso folder é famoso, é aquele assim 'Uma vez Flamengo, Sempre Flamengo' ".

Depois dessa só me restou dar outro abraço no velho amigo e me despedir. Até eu que não sou tão envolvido com futebol já começava a ficar triste.

Até a próxima.
0 Responses